segunda-feira, 10 de maio de 2010

Floripa: Estudantes protestam contra aumento de tarifa nos ônibus





Cerca de 450 estudantes saíram em passeata no início da tarde desta sexta-feira, 7, na capital de Santa Catarina, para protestar contra reajuste abusivo da passagem de ônibus – que passou de R$ 2,80 para R$ 3,12, um aumento de 12%.

Reunidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os manifestantes rumaram para o centro de Florianópolis com faixas e cartazes chamando a atenção dos passantes e mostrando que a luta é de toda a população.

"É um absurdo. Os empresários dos transportes alegam que precisaram fazer o reajuste para conceder aumento salarial aos trabalhadores. Ou seja, desse modo o usuário é quem paga, ao invés de a prefeitura aumentar os subsídios do transporte", afirmou Carina Vitral, aluna de economia da UFSC.

A redução das tarifas de transporte é uma pauta antiga do movimento estudantil em Santa Catarina. Militantes logo se lembram da "Revolta da Catraca", que aconteceu em 2004 na capital do estado e provocou grande mobilização popular contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos.

"O ato foi importante porque trouxe à tona novamente o [debate sobre] transporte coletivo, que deve sofrer reajuste no próximo domingo", disse Gustavo Dall’Agnol, que cursa Relações Internacionais na UFSC e estava na manifestação.

Ele aponta que houve certa repressão da polícia quando chegaram ao centro. E critica também as "desculpas" usadas pelos donos das empresas concessionárias. "Reivindicamos também a municipalização do transporte público, que hoje fica na mão de meia dúzia de empresários que definem as políticas. Eles justificam o aumento para suprir o reajuste salarial, mas quem recebeu 12% a mais no salário?", provoca.

Sobre a Revolta da Catraca

A primeira "Revolta da Catraca" ocorreu em 2004 também pedindo redução da passagem. Na ocasião, milhares de pessoas, de diversos segmentos sociais, foram às ruas, fecharam as pontes que ligam a ilha ao continente, realizaram assembleias, enfrentaram a polícia, até que conseguirem que a tarifa retornasse ao preço anterior.

Em 2005, o aumento se repetiu e as mobilizações também, com mais intensidade e mais impacto sobre a cidade. A tarifa de novo foi reduzida.

Fonte: ujscatarinense.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário