quarta-feira, 26 de maio de 2010

UNE lança cartilha "50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação e Pela Nova lei do Petróleo"

O material será distribuído nas escolas e universidades e faz parte da campanha de mesmo nome, lançada ontem, 14 de outubro.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) encabeça mais uma vez uma campanha em defesa da soberania e do desenvolvimento do Brasil. Movidos pelos mesmos ideais das décadas de 1940 e 1950, na campanha vitoriosa “O Petróleo é Nosso!”, os estudantes lançaram ontem, quarta-feira, dia 14, em Brasília, a campanha “50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação e Pela Nova lei do Petróleo”. Entre o material de divulgação da campanha está a cartilha, que já está sendo distribuída para estudantes secundaristas e universitários, em todo país. Ela está disponível na versão impressa e para download no site da entidade.

A intenção é sensibilizar os jovens para aderir à campanha e às manifestações do movimento estudantil. “Queremos contagiar toda a sociedade em defesa da Educação brasileira”, afirma Augusto Chagas, presidente da UNE.

O que é a campanha?

O anúncio da existência de petróleo em águas profundas da costa brasileira está mobilizando diversos setores da sociedade. Os estudantes exigem que metade de todos os recursos que serão destinados ao fundo social, que será criado pela União, seja aplicado na Educação do país.

Nos últimos anos, a empresa brasileira investiu pesado em pesquisa e em tecnologia. Tal esforço gerou a descoberta de uma extensa reserva do óleo na camada pré-sal, que pode quintuplicar as reservas do país. Os atuais 14,2 bilhões de barris de petróleo podem chegar a 70 bilhões. Por isso, a UNE volta a mobilizar a sociedade na luta para garantir que tamanha riqueza seja também revertida no desenvolvimento social. Como diz um dos motes adotados pelo movimento estudantil: “Da campanha ‘O Petróleo é Nosso’ ao Pré-Sal: A UNE a favor do Brasil!”.

Com relação aos riscos ambientais, a entidade defende que sejam seguidos os indicativos dos estudos de impacto ambiental e que se empregue os recursos obtidos com o petróleo em energias renováveis. Assim, será possível diversificar ainda mais nossas matrizes energéticas.

Outro ponto importante na campanha da UNE é a defesa de um novo marco regulatório do petróleo, que garanta o controle estatal da produção do petróleo. “A idéia é fortalecer a Petrobras, patrimônio conquistado na campanha “O Petróleo é Nosso!”, lembrou Chagas.

O Petróleo é Nosso!

A campanha pela autonomia brasileira na área petrolífera foi uma das mais polêmicas e uma das mais lembradas em toda a história do Brasil republicano. Entre 1947 e 1953 o país ficou dividido entre os que defendiam a exploração do petróleo exclusivamente por uma estatal brasileira e os que acreditavam que o refino e distribuição deveriam ser atividades exploradas por empresas privadas estrangeiras com tecnologias mais avançadas. Juntamente com militares e parte da sociedade, a UNE encabeçou a campanha "O Petróleo é Nosso!" que culminou na criação da Petrobras, em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Confira a Cartilha dos estudantes por 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação:
http://admin.paginaoficial1.tempsite.ws/admin/arquivos/biblioteca/revista_presal_artefinal5652.pdf

Fonte: UNE http://www.une.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário