domingo, 16 de maio de 2010

SC: A luta contra o aumento da tarifa continua

O protesto contra o aumento da tarifa do transporte público em Florianópolis se intensifica. A massa de manifestantes cresce, assim como a indignação dos habitantes da capital catarinenses, cansados dos abusos.

Na última quinta-feira, 13 de maio, pelo menos 5 mil pessoas, na maioria estudantes, ocuparam as ruas de Floripa para protestar contra o reajuste na tarifa do ônibus.

Houve tumulto no meio da passeata, “quando alguns policiais empurraram os estudantes pra evitar que ocupassem uma avenida nas duas mãos na Mauro Ramos”, informou estudante presente no ato. A primeira parada foi em frente da Assembleia Legislativa, depois em frente à Câmara de Vereadores.

Foi também um ato irreverente, com atividades culturais, como homens de perna-de-pau, palhaços e músicos que tocando instrumentos: flautas, pandeiros e gaita sanfona. “O movimento era puxado pelos estudantes, mas tinha a participação também dos cidadãos, de movimentos comunitários, sindicatos, partidos políticos e entidades estudantis”, contou Vander Rodermel, presidente da União Catarinense de Estudantes.

Em frente à Prefeitura, os estudantes fizeram o velório simbólico do transporte público, de má qualidade, da cidade, retornando depois ao Terminal Central, local onde finalizaram o ato com uma grande assembleia.

No final de semana os manifestantes preparam a programação dos próximos dias em reuniões, no DCE da Federal de Santa Catarina.

Fonte: UNE http://www.une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário